O vice-governador Daniel Vilela (MDB) disse ontem, em visita à Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), que não tem dúvida de que o deputado estadual Amilton Filho (MDB) será o parlamentar mais bem votado para a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) no pleito do ano que vem. “O Amilton é um trator para trabalhar”, destacou. A afirmação de Daniel deixou impressionada a plateia, composta dos empresários associados da agremiação que se reúne tradicionalmente e semanalmente às quartas-feiras, evento do qual o vice-governador era convidado de honra.
Amilton Filho, que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Alego, esteve na Acia para ouvir o anúncio de Daniel Vilela de que Anápolis terá um colégio técnico voltado à formação de mão-de-obra altamente qualificada, nos moldes do que ele e o vice-governador testemunharam em Singapura, onde estiveram em missão oficial no último mês de junho. ”Anápolis é o berço da indústria no Centro-Oeste, possui o maior parque fabril de toda a região, então esse colégio é fundamental para a cidade”, comentou.
O deputado está em seu segundo mandato na Alego, mas iniciou sua vida política ainda na juventude, participando de encontros estudantis e acompanhando a atuação de seu pai, Amilton Batista, que foi vereador em Anápolis por cinco mandatos consecutivos. Em 2014, Amilton Filho foi eleito para a Câmara Municipal, a qual presidiu em seu segundo mandato, entre 2017 e 2018, ano em que disputou um posto de deputado estadual, quando foi eleito com 16.486 votos.
Em 2018, Amilton tentou a reeleição e quase triplicou sua votação: obteve 46.556 sufrágios, tornando-se o quinto parlamentar mais votado entre os 41 que compõem a Alego. Foi líder do MDB até 2024 e neste ano assumiu a presidência da CCJ. No Parlamento goiano é conhecido como o “deputado da educação”, haja vista a sua batalha incansável por mais escolas, estabelecimentos de ensino reformados e ampliados, educação infantil valorizada e educação especial, como a voltada para os autistas, sendo aprimorada. Mas suas ações refletem-se também na busca de melhor infraestrutura para o Daia, na defesa da mulher, da criança e do adolescente e no desenvolvimento de regiões mais carentes do Estado, como o Nordeste Goiano e a saúde.


